Pular para o conteúdo principal

Inclusão Escolar


A inclusão escolar é muito importante, não só pras crianças com deficiência mas também para as que não tem nenhuma deficiência.
As crianças com deficiência aprendem muitas coisas com as outras, se sentem motivadas a irem cada vez mais longe e as crianças "normais" são automaticamente preparadas para mais tarde conviverem com as pessoas e suas diferenças. Fato fundamental para a inclusão, pois hoje em dia boa parte do preconceito parte dos adultos e não das crianças e isso por falta de conhecimento sobre o assunto.

No entanto, é preciso muito cuidado quando se fala em inclusão escolar, pois infelizmente existe a exclusão dentro da inclusão. É preciso muita responsabilidade na hora de incluir essas crianças, pois o efeito pode ser o contrário. Ela pode se sentir inferior as demais crianças, causando entre outros efeitos sua baixa auto estima, o que irá irá atrapalhar e muito o seu desenvolvimento.

É preciso entender também que a criança não deve ir pra escola só pra se socializar. Claro que isso já é um ganho considerável, mas porque se contentar com tão pouco se a criança pode ir mais além?

A grande dificuldade é cuidar de uma grande turma e sem uma pessoa para auxiliar no trabalho com essas crianças o que ocorre na maioria das escolas públicas. Por isso acho importante que a criança frequente também uma escola especial, onde os profissionais podem se dedicar mais a sua alfabetização.

Há pouco tempo li o relato de uma professora. Ela trabalhava como auxiliar em uma classe com inclusão e determinado dia chegou atrasada. Quando entrou na sala viu todos os alunos trabalhando (fazendo atividades) e 3 alunos com deficiência, sentadinhos em um canto da sala. Disse que se aproximou deles e eles perguntaram:
- Tia, porque estamos aqui??
E ela simplesmente não soube o que responder, afinal, nem ela entendia porque eles estavam ali...

O que mais me preocupa é a falta de responsabilidade e humanidade em muitas pessoas que se comprometem ou simplesmente aceitam trabalhar com essas crianças. É lógico que não fico feliz quando alguém vem e me diz que não está preparada para lidar com meu filho, mas por outro lado ficaria fora de mim, se soubesse que alguém aceitou trabalhar com meu filho para depois excluí-lo, quando eu não estivesse por perto.

Precisamos cuidar constatemente para que eles se sintam importantes, para que sintam que são parte de um grupo, seja em casa, na escola e onde estiverem.

A inclusão verdadeira ainda está longe de acontecer, mas estamos caminhando pra isso.

O mais importante é acreditar que um dia chegaremos lá!!

Antônia Yamashita

Comentários

Unknown disse…
muito bacana oq a senhora escreveu ... sou estudante de fisioterapia e desenvolvi uma pesquisa sobre inclusao escolar ... acredito muiro no desenvolvimento da criança ... todo´s temos direito a educacao e a vida social isso é garantido por lei ... temos que faze-la cumprir... muito bom teu blog ... bjus
EQUIPE ALMAKAZIR disse…
a com a sua história, vc é uma super mãe!!!Creio que haverá escolas apropriadas para receber todas as crianças, que a inclusão seja uma realidade.
Continue lutando.
abração.
Ana Paula disse…
Olá dona Antônia!!! Para mim que sou Fonoaudióloga formada há 12 anos com experiência profissional há 9 anos na APAE-Cabo Frio, fiquei muito feliz por ver que a senhora tem uma história linda para contar sobre suas lutas e vitórias!!! Ontem mesmo, estive em uma escola junto a T.O. e um dos Fisioterapeutas da nossa Instituição para falarmos um pouco exatamente sobre esse tema e fiquei muito satisfeita ao perceber que a sementinha da inclusão está sendo bem regada e com certeza, um dia chegaremos a uma inclusão verdadeira.
Abraços, Ana Paula

Postagens mais visitadas deste blog

No facebook é fácil!

Hoje foi dia de trabalho duro. Acordamos bem cedo e contrariando nossa vontade de cuidar do Victor que estava com febre fomos para nosso primeiro compromisso. A pauta, inclusão em um evento político. Entre um auditório lotado estávamos eu, Fabio Yamashita, Sulamita Meninel , Fernanda Terrible e Juliana Trigo esperando ouvir as propostas para a tão sonhada inclusão de nossos filhos na sociedade. Depois fomos para Paulista, apenas uma ida rápida pra fazer um pouquinho do que gostaríamos que era acompanhar toda a passeata do Movimento Superação e fazer o que é tão urgente em nosso país, reivindicar nossos direitos de cidadão. Infelizmente, a passeata foi tão rápido que acabei acompanhando quase todo o percurso. Não havia praticamente ninguém! Fiquei realmente impressionada. Aonde estão as milhares de pessoas com deficiência que vivem brigando com garras e dentes por inclusão na internet e nas redes sociais? Será que é mesmo tão difícil botar o corpo na rua? Porque eu não vejo outra ma

Inclusão: Falta experiência ou vontade?

Um dos problemas que ainda contribui para exclusão na inclusão de crianças com deficiências nas escolas regulares é o fato de algumas pessoas enxergarem essas crianças como diferentes. Infelizmente é muito comum ouvirmos familiares, amigos e profissionais dizendo: "Eu não sei lidar com alguém assim", "Eu tenho medo de não cuidar direito", "Eu não tenho experiência" e por aí vai... Fico me perguntando se as pessoas que pensam dessa forma não necessitam viver experiências inusitadas e se na hora em que vão ter filhos elas fazem algum curso para não errar nos cuidados com a criança. É óbvio que em muitos casos não falta experiência e sim vontade. Essas pessoas poderiam fazer um simples exercício se colocando no lugar dos pais dessa criança, já que os mesmos aprenderam na prática, mas tem também um outro exercício que é colocar em mente que os cuidados com uma criança com deficiência não diferem dos cuidados que uma criança sem deficiências exige. Como uma pe

Aos Amigos!!!

Queridos amigos, comentando sobre a dificuldade de dar banho no Lucas a Lorena iniciou uma campanha para a compra da cadeira banhita que me possibilita dar banho nele de pé. Muitos amigos contribuiram e estão contribuindo. Quero agradecer muito, de coração, pela ajuda de todos, espero um dia poder retribuir. Obrigada!!! Campanha Pessoal, sou amiga da Antonia Yamashita e queria fazer uma campanha para uma banheira "Banhita" para o Lucas. A banheira custa hoje R$850,00 fora o frete e se cada um puder ajudar com R$5,00 reais, vamos realizar este sonho para nossa querida amiga. As coisas são muito difíceis para todos nós, se nos ajudarmos fica mais fácil....Um grande beijo a todos...Quem quizer ajudar entre em contato comigo no meu orkut que posteriormente quero fazer um cartão para a Antonia com todos os doadores. Um abraço lorena Meus contatos: orkut - Lorena barbosa e-mail - lobarbosa10@yahoo.com.br msn - l.abc@terra.com.br tel - 16 3173-1010 Criamos também a vaquinha on line